Sendo a actividade cinegética a principal actividade da Sercaça, a gestão e manutenção de habitats é obrigatoriamente uma importante componente da nossa actividade.

Como empresa privada e como prestadora de serviços, a Sercaça tem de ter sempre em vista a satisfação das necessidades dos clientes e a obtenção do maior rendimento possível. A necessidade de criar as melhores condições para o estabelecimento de populações selvagens de espécies cinegéticas, leva-nos a desenvolver um trabalho de base focado na gestão e manutenção de habitats que difere de local para local.

Em alguns casos, conseguimos implementar um mosaico de habitats naturais, semi-naturais e artificiais que se complementam harmoniosamente. A manutenção dos montados, em particular de sobro, em boas condições sanitárias e em boas condições de exploração é outro dos focos da nossa actividade. Estes são habitats classificados como prioritários pelas normas europeias e que nos levam a considerar o nosso trabalho como uma importante medida de conservação e promoção destes habitats outrora muito populares mas actualmente em declínio.

Um dos exemplos da nossa gestão de habitats é o trabalho desenvolvido na Herdade da Alápega. Esta propriedade, inserida no sítio de Cabrela da Rede Natura 2000, era quase inteiramente dominada por plantações de Eucaliptos. A nossa intervenção que começou em 2005, e mostramos em seguida a concretização de algumas medidas que visam atingir os objectivos que definimos no Plano de Gestão Florestal para esta propriedade:

Objectivo: Substituição progressiva dos eucaliptais por montados de sobro

1
Recuperação de sobreiros – limpeza de matos

 

2
Recuperação de sobreiros – Corte de eucaliptos, poda, limpeza e condução de sobreiros

 

3
Recuperação de áreas de montado – plantação de sobreiros

 

4
Povoamento de sobreiros

 

5
Mosaico de habitats cultivados e semi-naturais na Alápega