Amigo Monteiro,

Uma vez que nos tem previligiado com a sua companhia nas montarias que a Sercaça vem organizando, vimos comunicar-lhe as datas e condições para a proxima época:

Montaria da Quinta Grande – Próxima montaria dia 14 de Fevereiro de 2015

Últimas fotos dos Cevadouros

Registo de resultados anuais

resultadosgrande5

resultadosgrande5b

Galerias de Montarias passadas

Vídeos de Montarias passadas


TV Caça – “Sercaça: Montaria na Quinta Grande em Coruche”

Cartas enviadas aos monteiros no final de cada montaria

Amigos monteiros,

No passado dia 11, realizámos a 4ª edição da montaria da Quinta Grande. Esta mancha situa-se entre o Vale do Sorraia e a aldeia do Rebocho. Este ano decidimos uma vez mais anular postos que nos ultimos anos não vinham a dar garantias de sucesso.

Ás 8,30h juntámo-nos no monte da Quinta Grande, mais propriamente na antiga cocheira, que foi transformada em salão de festas e que é sem duvida um local acolhedor e muito bem decorado para nos receber nestes eventos.

Ás 9,15 h, realizou-se o sorteio dos 23 postos que sairam de imediato para o campo em 6 armadas com viaturas ligeiras.

Ás 10,30 h fez-se a solta e logo depois ouviram-se as primeiras ladras nos silvados que acediam à mancha.

Durante 4 horas desenrolou-se a montaria, com tiros divididos pelas armada 1, 2, 5 e 6. Neste período tive a função de contar os tiros, mas a saida de 5 javalis para fora da mancha e a sua consequente entrada num silvado fora da mancha, fez com que eu e uma matilha nos entretivéssemos toda a manhã neste local a tentar levá-los de novo para dentro da mancha.

O resultado final de javalis cobrados ficou em 21 reses, incluindo 1 navalheiro.

Como curiosidade desta montaria, gostava de vos contar que na primeira edição desta montaria um monteiro que havia marcado o seu posto, teve nessa semana que sair do País em serviço enviando no seu lugar um amigo que acabou por matar um navalheiro. Este ano o nosso companheiro Dr Gonçalo Guedes vaz que já tinha morto 7 javalis na passada semana em Vale de Arquinha, teve de se deslocar em serviço ao estrangeiro e enviou um amigo no seu lugar o qual também acabou por matar um navalheiro. Moral da história nunca de troca esta montaria por trabalho.

Um abraço,
Nuno Vacas

Navegue pelo mapa para ver a localização desta mancha e saber como lá chegar